A Operação Lei Seca será intensificada em toda a Paraíba a partir desta terça-feira (30), especialmente em cidades com grande movimentação de veículos, com o objetivo de prevenir acidentes em função do aumento do fluxo no trânsito durante as festas de fim de ano.
Equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estarão em pontos estratégicos de João Pessoa e outras cidades para coibir o uso de bebidas alcoólicas pelos condutores. "Com as festas de fim de ano, que coincidem com o período de férias, o número de pessoas no estado aumenta significativamente", declarou César Urach, chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito do órgão. "Com isso, aumenta também o fluxo de veículos e, se não houver consciência, as possibilidades de acidentes".
Além da Operação Lei Seca, a Operação Verão, que deve durar até o fim de janeiro, irá fiscalizar infrações às lei de trânsito em praias com grande fluxo de banhistas. Segundo Urach, é comum infrações como a invasão de veículos no espaço destinado a veículos em praias como a de Camboinha, em Cabedelo.
Fim de semana
Durante a sexta-feira (26) e o domingo (28) o Detran realizou, em João Pessoa e Cabedelo, 435 abordagens a veículos. Segundo o órgão, foram realizados 455 testes de bafômetro, dos quais nove foram considerados positivos por constatação ou recusa.
Foram aplicados ainda 42 autos de infração por diversas irregularidades, como ausência da Carteira Nacional de Habilitação. O número de veículos removidos chegou a sete; três deles foram apreendidos na Praia de Camboinha, trafegando na areia em que estavam vários banhistas.
O dono do veículo em que for pego um condutor dirigindo alcoolizado deverá pagar uma multa de R$ 1.930, e o condutor deverá responder a um processo administrativo para a cassação da Carteira de Habilitação por um ano. Em caso de reincidência, o dono do veículo pagará uma multa de R$ 3.860 e o condutor responderá a um processo para a cassação da habilitação por dois anos.
Jornal da Paraíba