PT rompe com Cartaxo e Executiva determina que filiados entreguem cargos ocupados na PMJP

A Executiva Estadual do PT da Paraíba deliberou, na manhã desta sexta-feira (18), pelo rompimento político e administrativo do partido com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e com a gestão municipal. Em entrevista coletiva, o presidente estadual, Charliton Machado, anunciou a decisão e determinou que todos os filiados entreguem os cargos ocupados na Prefeitura da Capital.

“Continuamos acreditando em um modelo de relacionamento e organização política com base no debate de ideias e convicções. Desta forma, deliberamos que todos os filiados e filiadas que estão compondo o governo municipal de João Pessoa entreguem seus cargos ao atual gestor”, declarou.
A decisão é tomada um dia após o anúncio do prefeito de se desligar do PT e se filiar ao PSD. Charliton afirmou que a Executiva foi surpreendida pela atitude de Cartaxo e lamentou: “É uma decepção maior que outra coisa para nós. Apostamos na eleição dele em 2014. Lamentamos e ficamos estarrecido com sua decisão”.

Charlion, em nome do partido, ainda criticou a justificativa de Cartaxo, que ontem alegou, como um os motivos para a desfiliação, os escândalos nacionais de corrupção envolvendo integrantes importantes do PT, como o ex-ministro José Dirceu. “Lamento porque essa é a mesma retórica. Ele tomou a decisão dele de seguir seu próprio caminho. Seguiremos o nosso. Não farei análise pessoal”, disse.

Veja na íntegra as deliberações do PT:

1 - Destacar a importância da unidade do movimento popular e de esquerda em apoio à continuidade do mandato da presidente Dilma, da defesa dos direitos da classe trabalhadora da democracia e da soberania nacional.

2 - Conclamar a militância petista a empreender um esforço coletivo no sentido de fortalecer o PT a partir de um grande movimento de reorganização partidária que priorize o debate politico ideológico, a valorização de suas instâncias e que qualifique nossas relações com base no programa partidário.

3 – Continuar acreditando em um modelo de relacionamento e organização politica com base no debate de ideias e convicções. Desta forma, DELIBERAMOS que todos os filiados e filiadas que estão compondo o Governo Municipal de João Pessoa entreguem seus cargos ao atual gestor;

4 – Não nos furtaremos a enfrentar o atual cenário, construindo diálogos e debates políticos com os partidos progressistas e do campo democrático e popular, buscando prosseguir nossa caminhada em coerência com nossas ideias e propostas do PT, iniciando no processo eleitoral de 2016.

5 – Por fim, conclamamos a Direção Municipal de Joao Pessoa que imediatamente convoque uma ampla plenária de avaliação da nova conjuntura avaliando e decidindo os rumos do PT em nossa cidade em sintonia com as deliberações das instancias superiores.

LF/CORREIO

Postagem Anterior Próxima Postagem