Faltando pouco menos de 30 dias para o fim do prazo para a entrega das declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IPRF) 2020, apenas 27,8% dos contribuintes haviam enviado suas declarações de imposto de renda. Conforme a Receita Federal na Paraíba, até a manhã desta quarta-feira (1°), 89.018 declarações tinham sido enviadas.
A previsão da Receita Federal é de que aproximadamente 320 contribuintes declarem renda na Paraíba até o fim do prazo. Para o IPRF 2020, exercício 2019, a Receita tinha informado que somente nas primeiras quatro horas da liberação para o envio, 2.581 declarações tinham sido entregues na Paraíba.
O prazo para o envio das declarações vai até as 23h59 do dia 30 de abril. O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Com isso, fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas.
Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, vão receber mais cedo as restituições, se tiverem direito a ela. Idosos, portadores de doenças graves e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo será correspondente a 20% do imposto devido.
O programa para fazer a declaração está disponível no site da Receita. A Receita Federal espera receber 32 milhões de declarações em todo o país.
As restituições começam a ser pagas em maio e seguem até setembro para os contribuintes cujas declarações não caíram na malha fina. Vale lembrar que idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.
G1 PB