Os profissionais de saúde de Campina Grande que estão trabalhando diretamente no atendimento e tratamento de pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19 têm hospedagem garantida em um hotel disponibilizada pela prefeitura. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do município, a hospedagem é paga pela prefeitura para os profissionais que moram com outras pessoas que se enquadram na classificação de grupo de risco.
Segundo a secretaria, o objetivo é evitar que trabalhadores da saúde possam levar o coronavírus para casa e colocar em risco seus familiares. “Iniciamos um levantamento, junto aos serviços de saúde, para identificar quais profissionais precisariam de hospedagem. Desde então, já temos cerca de 20 trabalhadores que estão abrigados no hotel para proteger seus familiares”, explicou o secretário de Saúde, Filipe Reul.
Entre os trabalhadores contemplados, está o técnico de enfermagem Joseildo Batista, que trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do Alto Branco. Joseildo dormia no terraço de casa para não levar risco à mãe idosa e por não ter dinheiro para alugar um quarto. O técnico em enfermagem passou a dormir revezando as noites entre um colchão no chão e uma rede.
Segundo a prefeitura, os servidores com mais de 60 anos também foram afastados, com o intuito de zelar pela saúde das pessoas que atuam diretamente no enfrentamento ao coronavírus.
G1 PB
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/1/o/CbLvb3RaaDA9PNNwkvig/hospita-pedro-i.jpeg)