Como se não bastasse a pífia avaliação do governo Lula, demonstrada nas pesquisas mais recentes, através de vários critérios que vão desde a confiança no presidente, até a avaliação do trabalho que ele está fazendo, o núcleo politico do palácio agora tem mais uma preocupação, os governadores de oposição estão bem avaliados em estados importantes da federação, atingindo de 62 a 86%.

A nova pesquisa foi realizada nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Paraná, que figuram na lista dos grandes redutos eleitorais do país, incluindo o maior de todos, São Paulo.
Ronaldo Caiado do União Brasil, que governa o Goiás, atingiu o maior índice, alcançando a marca de 86%.
Ratinho Jr. (PSD), governador do Paraná é aprovado por 79% da população.

A gestão de Tarcísio de Freitas do Republicanos, que governa a potência econômica do Brasil, é aprovada por 62% dos paulistas. Em Minas Gerais, Romeu Zema do (Novo) também alcançou aprovação de 62%.
A complicação para a esquerda brasileira só aumenta, visto que em todos esses estados a aprovação de Lula, consequentemente é menor do que a dos governadores.

Para se ter uma ideia a diferença de aprovação entre o governo do PT e o estadual no Goiás é de 37 pontos. No Paraná 35 pontos, em São Paulo 12 pontos e em Minas Gerais 10 pontos percentuais.
É muito provável que um desses governadores, seja o herdeiro do capital político de Bolsonaro que está inelegível, complicando os planos de Lula para 2026. Mas existe também a consequência a curto prazo, já que governadores bem avaliados tendem a eleger o maior número de prefeitos, ou seja, possível vitória da direita nos municípios, além da maioria que já detém no Congresso Nacional.

O futuro político de Lula não é fácil, mas nunca se deve subestimar quem tem a caneta na mão.
Os números mostrados nessa coluna são da pesquisa Genial Quaest que foi divulgada hoje.

Lázaro Farias

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.