CMJP

ALPB

Carreta com “transformador gigante” começa jornada de 600 toneladas pelas estradas da Paraíba


A partir da próxima terça-feira (6), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia a escolta de mais um transformador de energia eólica que vai cruzar as rodovias federais da Paraíba. A carga impressiona: são 250 toneladas só no equipamento, que será levado de Caaporã até Soledade, com destino final no Parque Eólico Serra da Palmeira, em Nova Palmeira, no Curimataú paraibano.

O comboio que carrega esse “gigante do vento” é uma verdadeira carreta-monstro. São mais de 113 metros de comprimento e um peso bruto de 600 toneladas. A viagem será feita em oito dias, com direito a pausas para descanso da equipe e manutenção dos veículos. A média de velocidade? Apenas 7 km/h — ou seja, dá tempo até de tirar foto e postar no Instagram com calma.

Roteiro da viagem

A saída está marcada para as 22h de terça-feira (6), em Caaporã. De lá, o transformador vai passar por cidades como Alhandra, João Pessoa, Santa Rita, Cruz do Espírito Santo, Gurinhém, Campina Grande e Pocinhos, até chegar em Soledade no dia 13 de maio. Depois disso, a missão fica por conta do DER, que conduz a carga até o parque eólico.

Trânsito alterado

Por causa do tamanho da carga — mais de 4 metros de largura e quase 5 de altura —, a PRF vai montar uma operação especial com bloqueios e desvios, especialmente para veículos leves. A ideia é garantir a segurança e evitar engarrafamentos enquanto o “gigante” passa.

A operação ainda conta com caminhões de apoio, estrutura especial de sustentação e batedores da empresa responsável. Tudo isso para garantir que o transformador chegue inteiro e em segurança ao seu destino.

Então, se você cruzar com uma carreta gigantesca a 7 km/h em alguma estrada da Paraíba nos próximos dias... já sabe do que se trata!

Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url

Veja mais: