CMJP

ALPB

Paraíba aprova Plano da Rede Alyne para reduzir mortalidade materna e infantil até 2027

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), aprovou nesta sexta-feira (11) o Plano de Ação Estadual da Rede Alyne durante a 3ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada no auditório da Funad, em João Pessoa. A medida tem como objetivo reduzir a mortalidade materna — especialmente entre mulheres negras — e fortalecer o cuidado à saúde materno-infantil até 2027.

Segundo o secretário de Saúde, Ari Reis, o plano é mais uma iniciativa para ampliar a assistência prestada às mulheres e crianças no estado, com foco na Atenção Básica, Especializada e Hospitalar.

Durante o encontro, também foi apresentado o Pacto Paraibano pela Primeira Infância, que será lançado em 28 de abril, no Teatro Pedra do Reino, pelo TCE-PB, com foco no desenvolvimento infantil.

A Rede Alyne, criada em homenagem a Alyne Pimentel — vítima de morte materna em 2002 — é uma estratégia nacional do Ministério da Saúde, com ações que vão do pré-natal à saúde integral da criança.

Além disso, a CIB aprovou o Plano de Regulação em Saúde da Paraíba, que padroniza protocolos de acesso e assistência, promovendo mais transparência na utilização dos serviços do SUS.

A cobertura completa foi apurada pelo portal Lázaro Farias.


Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url

Veja mais: