A Câmara Municipal de João Pessoa deve votar nesta terça-feira (20) um projeto de lei que promete gerar debates. A proposta, de autoria do vereador Damásio Franca (PP), reconhece a cruz e o crucifixo como “símbolos de grandes valores culturais e históricos”, autorizando sua permanência em qualquer repartição pública do município, seja da administração direta ou indireta.
Segundo o parlamentar, o objetivo é evitar a retirada desses objetos sacros por motivações que, segundo ele, teriam “natureza ideológica que contrariam a liberdade religiosa”. Franca afirma que há um “grande movimento” para retirar crucifixos de prédios públicos, atribuindo a ação a agentes que “utilizam seus cargos para impor suas vontades pessoais e sua opção pela não crença”.
“O aspecto cultural e orgânico da construção da nossa sociedade está sendo relegado a um plano de abolição da nossa história coletiva”, declarou o vereador.
Ainda segundo Damásio, a presença dos crucifixos ou mesmo de ícones da cruz deve ser preservada por seu valor histórico. Ele lembrou que a religião católica foi considerada oficial do Brasil durante o período imperial, o que, para ele, reforça o caráter cultural dessas representações.
O projeto agora aguarda apreciação dos parlamentares e promete movimentar o plenário da Casa de Napoleão Laureano.