Durante agenda política em Jacaraú na noite deste domingo (27), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), revelou os termos de um acordo político firmado com o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), visando a sucessão estadual de 2026.
Segundo Cícero, a aliança é baseada em um compromisso direto e pragmático entre os dois líderes, com base no desempenho em pesquisas eleitorais.
"A conversa minha com Adriano Galdino foi clara. Se eu estiver melhor [nas pesquisas], ele vota em mim. Se ele estiver melhor, eu voto nele", afirmou o prefeito.
Ambos são pré-candidatos naturais dentro da base aliada do governador João Azevêdo (PSB) e disputam espaço com o atual vice-governador Lucas Ribeiro (PP), que pode vir a disputar o cargo em caso de desincompatibilização de Azevêdo.
Para definir quem irá encabeçar o projeto, Cícero voltou a defender o uso de ferramentas como a pesquisa de opinião pública, mas sinalizou que outros critérios também podem pesar na decisão final.
"Em muitos casos, a história demonstrou que a pesquisa é um dos itens para escolha de um candidato. Quem é ouvido numa pesquisa? O eleitor. Aquele que vota."
Apesar disso, o prefeito ponderou que a decisão envolve mais que números:
"No nosso caso, que fazemos parte da base de João Azevêdo, parte desse projeto que tem contribuído muito com a Paraíba, a pesquisa é um dos itens. Pode ter outros? Pode."
O cenário pré-eleitoral segue em movimentação intensa nos bastidores, com os nomes da base aliada buscando afinar estratégias para manter a continuidade administrativa no Estado.