É de autoria do deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos) a Lei nº 11.893/2021, que reconhece Baía da Traição como Município de Interesse Turístico (MIT). A medida foi um passo importante para o fortalecimento da atividade turística na região e para a geração de emprego e renda para a população local.
Com a classificação, a cidade passou a ter direito de receber recursos anuais do Governo do Estado voltados para a melhoria da infraestrutura turística, promoção cultural e incentivo às atividades econômicas relacionadas ao setor.
“Na época em que consegui a aprovação do Projeto de Lei na ALPB, o objetivo era ampliar a capacidade de acolher visitantes e garantir mais oportunidades para comerciantes, artesãos, prestadores de serviços e, especialmente, para a comunidade indígena Potiguara, que representa cerca de 90% do território municipal”, destacou Bosco Carneiro.
Segundo o deputado, Baía da Traição reúne belezas naturais únicas, como praias, falésias, rios e lagoas, além de um patrimônio cultural riquíssimo representado pelas comunidades indígenas.
“Reconhecê-la como Município de Interesse Turístico significa garantir que essa vocação seja acompanhada de políticas públicas e investimentos”, completou.
A iniciativa consolidou o mandato de Bosco Carneiro como incentivador do desenvolvimento sustentável e da valorização do turismo paraibano, contribuindo para que municípios com potencial turístico recebam o apoio necessário para transformar sua vocação em benefícios concretos para a população.
Bosco lembrou ainda de outras ações no setor:
“Sempre valorizei o turismo na minha atuação parlamentar. Também conseguimos avançar, mais recentemente, por exemplo, na criação da rota turística Lajedos do Cariri, que contempla os municípios de Queimadas, Caturité, Boqueirão, Cabaceiras, Boa Vista, São João do Cariri e Gurjão, englobando pontos como o Lajedo de Pai Mateus, a Pedra do Touro e a Pedra da Tartaruga.”
Sobre o município
Baía da Traição, no litoral Norte da Paraíba, é um dos destinos mais autênticos do estado, reunindo beleza natural, riqueza histórica e forte identidade cultural.
Com cerca de 40 km de praias que alternam entre águas tranquilas e cenários selvagens, o município encanta visitantes com falésias coloridas, rios, lagoas e o antigo Forte que guarda resquícios do período colonial.
Além dos atrativos naturais, a cidade é marcada pela presença do povo Potiguara, que mantém vivas suas tradições por meio de rituais como o Toré, do artesanato e das festas religiosas. Tudo isso transforma o destino em um verdadeiro patrimônio vivo da Paraíba e um convite a experiências únicas que unem história, cultura e natureza.