Projeto de Lei de Márcio da Eletropolo propõe instalação de busto em homenagem a Biliu de Campina


 

Em uma iniciativa que visa eternizar a memória e o legado de Severino Xavier de Souza, o “Biliu de Campina”, cantor, advogado, compositor e legítimo forrozeiro, o vereador Márcio da Eletropolo (PSB) apresentou Projeto de Lei com o objetivo de prestar uma justa homenagem ao artista paraibano, figura emblemática da cultura nordestina e da música popular brasileira.

A proposta prevê a instalação de um busto em espaço público no município de Campina Grande, como forma de reconhecimento cultural e preservação da memória coletiva, além de ser um estímulo à valorização da arte regional.

“Trata-se de um tributo merecido a um cidadão que dedicou sua vida à promoção da cultura, da alegria e da identidade nordestina”, ressaltou Márcio da Eletropolo.

Quem foi Biliu de Campina

Severino Xavier de Souza, mais conhecido como Biliu de Campina, nasceu em 1º de março de 1949. Advogado formado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), trocou a carreira no Direito pela música em 1978, quando decidiu seguir o caminho artístico e resgatar o forró de raiz.

Autointitulado como “o maior carrego de Campina Grande”, Biliu se consolidou como uma das vozes mais autênticas da cultura nordestina.

Na carreira musical, lançou três discos independentes:

  • Tributo a Jackson e Rosil

  • Forró o Ano Inteiro

  • Matéria Paga

E também dois CDs:

  • Do Jeito que o Diabo Gosta

  • Forrobodologia

Com irreverência e autenticidade, Biliu de Campina transformou sua trajetória em um marco da música popular brasileira, levando o nome de Campina Grande para além das fronteiras da Paraíba.

Postagem Anterior Próxima Postagem