O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025) registrou 27% de abstenção, mantendo um índice semelhante ao do ano passado, que foi de 26,6%. A taxa também é inferior à observada em 2023 (28,1%) e em 2022 (28,3%).
“A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, na noite deste domingo (9).
Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados a participar do exame, que é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.
Irregularidades e eliminações
Segundo o ministro, 3.240 participantes foram eliminados por diferentes motivos. Entre as irregularidades, estão o descumprimento das orientações dos fiscais, uso de materiais impressos, abandono do local de prova fora do horário permitido, porte de equipamentos eletrônicos e saída com o caderno de questões antes do tempo mínimo de 30 minutos para o fim da aplicação.
Divulgação do gabarito
Camilo Santana informou ainda que o gabarito oficial do primeiro dia de provas será divulgado na quinta-feira (13), no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
