Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, com base em números do IBGE, revelam um aumento de crianças com sobrepeso e obesidade no Brasil, principalmente na faixa etária de cinco a nove anos de idade.
De acordo com a pesquisa, o sobrepeso atinge trinta e quatro vírgula oito por cento dos meninos e trinta e dois por cento das meninas. Já a obesidade, foi diagnosticada em dezesseis vírgula seis por cento dos meninos e em onze vírgula oito por cento das meninas.
Os números são referentes a 2010. Segundo a presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Rosana Radominski, esses números são alarmantes.
De acordo com ela, no período de 1989 a 2009, o índice de sobrepeso entre os meninos de cinco a nove anos de idade, chegava a quinze por cento e entre as meninas, onze vírgula nove por cento.
O levantamento mostra, também, que entre as crianças acima de dez anos e jovens de até dezenove anos de idade, o excesso de peso atinge vinte e um vírgula sete por cento do total de meninos e a obesidade, quase seis por cento.
Nas meninas da mesma faixa etária, quinze vírgula quatro por cento apresentaram sobrepeso e quatro vírgula dois por cento, obesidade.
Entre os adultos, os percentuais são maiores: em 2010, quarenta e oito e meio por cento apresentavam sobrepeso e quinze por cento, obesidade.
PORTAL CORREIO