O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas.
Nossa reportagem conversou Valdizia Isabela Karen Gomes dos Santos que é coordenadora do referido programa no município de Assunção no cariri paraibano.
Ela relatou que a iniciativa surte efeitos positivos no alunado "é uma alternativa válida porque além de oferecer complementos importantes para o processo educacional é um estrategia de manter meninos e meninas por mais tempo na escola" afirmou.
Valdizia ainda mencionou que na zona urbana são atendidas cerca de 150 crianças que são divididas em 4 turmas e que na zona rural os atendimentos também ocorrem.
A coordenadora disse que as crianças tem acesso a oficinas que ajudam no processo de fortalecimento de várias áreas do conhecimento através das seguintes oficinas:
- Judô
- Iniciação a música
- Orientação de estudos e leituras
- Banda Fanfarra
- Campo do conhecimento
- Canteiro sustentável
- Esporte
- Recreação e lazer
Valdizia disse também que as atividades do MAIS EDUCAÇÃO no município de Assunção vão até o mês de dezembro quando novamente o programa será renovado.
da redação