Eleição para Presidência da Câmara Municipal de Zabelê é marcada por tumultos e indefinição

A Câmara Municipal da cidade de Zabelê reuniu-se no último dia 22 de dezembro durante sessão Ordinária com o objetivo de realizar a eleição da nova mesa diretora para o Biênio 2015/2016.

O que poderia ser apenas mais uma sessão com a eleição do novo presidente, terminou  com bastante tumulto, sendo inclusive necessário ser chamada a Polícia Militar para garantir a segurança dos presentes.

Na disputa para a Presidência da Câmara estavam duas chapas. A do atual Presidente Sebastião Dalyson e a do Vereador João Batista Saturnino Gomes. A confusão começou quando foi aberta a urna e contabilizado 4 votos para cada chapa e 1 voto anulado.

O regimento interno da Câmara Municipal de Zabelê, assim como da maioria das Casas Legislativas, diz que em caso de empate, o candidato mais velho é declarado eleito. Neste caso o vereador João Batista Saturnino Gomes (João Sator) venceria por ter uma idade mais avançada do que seu concorrente, Sebastião Dalyson.Logo após o resultado a chapa vencedora pediu que se fizesse cumprir as prerrogativas do Regimento Interno e fosse declarado João Sator o novo presidente para o Biênio 2015/2016,  mas a solicitação foi negada pelo atual presidente.


Contudo, um princípio de tumulto foi iniciado e considerando-se eleitos os vereadores da chapa de João Sator decidiram se retirar do plenário.

A Polêmica envolvida fica por conta de que após a retirada dos vereadores da Chapa de oposição, a atual mesa diretora da Casa Legislativa decidiu optar por uma nova eleição apenas com metade dos parlamentares em plenário. Desta vez, óbvio, o atual presidente obteve a maioria dos votos.

Na cidade de Zabelê a população segue sem saber quem de fato é o Presidente da Câmara Municipal. A decisão da eleição deverá tomar rumos jurídicos, e só assim ser esclarecido quem realmente vai comandar o legislativo do município.

Paraíba Mix
Postagem Anterior Próxima Postagem