A estiagem constante tem prejudicado a população da região do cariri paraibano. Os agricultores que residem na região tem se reinventado todo dia para garantir a sobrevivência, a seca que assola não apenas a região do cariri mais o estado como um todo tem dizimado rebanhos e feito o homem do campo sofrer.
A série “A vida no campo” produzida pelo departamento de radio jornalismo da Serra Branca FM para o Jornal do Meio Dia entrevistou o agricultor Sebastião Nunes, ele é natural do sítio Pau Ferro, zona rural de Serra Branca para saber como tem sido enfrentar a seca na região.
“Três anos de estiagem não é brincadeira, estamos sofrendo muito, mais damos um jeito... era a palma que segurava o gado, hoje quando encontramos damos espinho e quando não encontramos compramos” afirmou o agricultor.
Seu Sebastião chegou a fazer uso da ração distribuída pelo governo do estado por duas vezes, mais relata que foi tão humilhado que não veio mais a procura do benefício. Os agricultores sofrem muito e as autoridades não tem atendido a necessidade do homem do campo.
O atraso na distribuição do milho da Conab que já se estende por seis meses prejudicou muito os agricultores.
Já segundo o abastecimento de água, seu Sebastião afirma que se apertou um pouco e perfurou poços.
Segundo ele, as autoridades tem que tomar uma providência porque se continuar desse jeito a gente não tem como segurar o rebanho.
Redação Serra Branca FM/Edna Amorim