Crianças brasileiras de 4 a 6 anos consomem açúcar demais, diz estudo

Um alerta: as crianças brasileiras de 4 a 6 anos estão consumindo açúcar demais. E o perigo está entre as refeições. Os lanches das crianças que vivem na região mais rica do país são os piores.

É o que comprovou um estudo da Associação Brasileira de Nutrologia. As crianças do Sudeste consomem quase 90% do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde para o dia todo. É que nesses lanchinhos entre as principais refeições tem açúcar no refrigerante, no suco de caixinha e principalmente nos biscoitos recheados. Tudo muito doce e gostoso, mas acaba prejudicando a saúde.

O estudo não foi feito com essa turma, pré-adolescente. Ouviu os menorzinhos, mesmo. Quase 1,4 mil, com idades entre 4 e 6, de todo o Brasil. O assunto: o que eles comem na hora do lanche. Os resultados surpreenderam negativamente.

“O que nós vimos é que as crianças estão comendo só no lanche da manhã e da tarde quase que a totalidade do açúcar que deveriam consumir no dia”, afirma o pediatra Mauro Fisberg, coordenador do estudo.

A dose diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde é de 22,5 gramas. No estudo, a região Sudeste teve média de 20 gramas, só nos lanches. Quase 90% do recomendado para todas as refeições.

LF/bom dia Brasil
Postagem Anterior Próxima Postagem