Menos de 30% do esgoto produzido na Paraíba é coletado
Na Paraíba, as estatísticas não são menos alarmantes, apenas 25,32% do esgoto produzido é coletado, e desse discreto percentual, apenas 33,22% é devidamente tratado, estando apto a ser devolvido para a natureza.
Isso acontece porque apenas 21 municípios contam com esgotamento sanitário, de acordo com informações da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).
No Estado, portanto, 91% das cidades, 202, não têm esse serviço. E mesmo possuindo sistema de esgotamento sanitário, a universalização da coleta não existe em nenhuma delas. Das 21 citadas, Campina Grande é a que mais se aproxima dessa conquista, pois já coleta cerca de 75% do seu esgoto.
O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, comentou que a execução de obras de esgotamento sanitário, embora seja uma demanda antiga e muito cobrada, encontra o obstáculo na falta de recursos.
“Isso é uma questão de recursos, pra fazer uma obra de esgotamento sanitário precisa de verbas. Os municípios têm vontade de resolver a situação, mas o governo federal nunca teve um programa específico para enfrentar diretamente esse problema”, afirmou.