A Caixa Econômica Federal liberou a consulta de valores e datas de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Cada trabalhador poderá sacar até R$ 1.045,00 de contas ativas ou inativas.
Segundo o calendário, o crédito será liberado a partir do dia 9 de junho, e os saques em 25 de julho.
Em entrevista concedida à rádio Cariri FM, na manhã desta quinta-feira, 18, o advogado e especialista em Direito Previdenciário Edson Daniel detalhou o funcionamento dessas retiradas.
“Todos os trabalhadores de carteira assinada, ou aqueles que não têm carteira assinada e possuam saldo do FGTS, terão direito a sacar esses valores. Lembrando que esse é o valor máximo de retirada por cada trabalhador, não importando se ele possui uma, duas ou até mais contas do Fundo de Garantia”, explicou.
O advogado pontuou também que a Caixa está dando preferência ao saque das contas inativas.
Edson Daniel ressaltou que há uma diferença entre a data em que serão creditados os valores e a data de quando você poderá sacar ou transferir a quantia. Por isso existem dois calendários.
“Diante disso, qual seria a dica para o trabalhador: muita gente possui contas em bancos digitais, e na poupança digital da Caixa onde será creditado o valor, você pode realizar pagamentos. Daí, você pode emitir um boleto do seu banco digital, pagá-lo no app do FGTS e ter esse crédito nesse outro banco e livre para que você possa fazer o que quiser com ele”, finalizou.
Paraíba Online
