Campina Grande: "Novo chefe de gabinete põe o dedo na ferida e cobra da União repasses à saúde do município
O Portal Lázaro Farias acompanhou neste sábado (12) a entrevista concedida pelo novo chefe de gabinete da Prefeitura de Campina Grande, Fábio Ramalho, à Rede Ita, com repercussão na Caturité FM. Durante a conversa, o secretário abordou temas sensíveis, como os desafios enfrentados na área da saúde pública do município.
Ramalho reconheceu os problemas, mas ponderou que muitas das dificuldades são reflexo de uma sobrecarga imposta aos municípios, especialmente na saúde, onde há responsabilidades repassadas pela União sem a devida contrapartida financeira.
“A saúde é um calo em qualquer gestão, seja em Campina Grande, João Pessoa ou Coxixola. Você não consegue fazer um planejamento 100%, porque não sabe quem vai chegar ao hospital daqui a meia hora”, declarou.
O secretário também informou que Campina Grande enfrenta um déficit mensal de cerca de R$ 6 milhões na atenção básica, especialmente nas Unidades de Saúde da Família (USFs), cuja manutenção tem exigido grande esforço financeiro da gestão local.
“Foram criadas mais de 100 unidades de saúde da família na gestão do prefeito Bruno. Cada uma recebe entre 16 e 30 mil reais, mas os custos reais giram entre 60 e 70 mil por unidade. Quem banca essa diferença é o município”, pontuou.
Além de lidar com pautas sensíveis, Fábio Ramalho tem a missão de integrar as ações das secretarias, articular politicamente e manter a estabilidade interna do grupo que comanda o município. Mesmo com pouco tempo na função, sua atuação tem sido considerada positiva, com foco na mediação e no fortalecimento da comunicação entre as pastas e lideranças políticas.
O Portal Lázaro Farias seguirá acompanhando os desdobramentos e o trabalho do novo chefe de gabinete, especialmente em temas prioritários como a saúde e a governabilidade de Campina Grande.