Maternidade Frei Damião conquista 100% em segurança do paciente na avaliação da Anvisa
A Maternidade Frei Damião alcançou 100% de conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente 2024, conforme apuração do portal Lázaro Farias, com base no relatório divulgado pela Anvisa na última segunda-feira (7).
O levantamento avalia 21 critérios relacionados à prevenção de danos durante o atendimento hospitalar em unidades com UTI, reforçando o compromisso com a qualidade e segurança na assistência à saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, a segurança do paciente é um dos pilares do cuidado. Na Frei Damião, esse compromisso é liderado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), que atua na prevenção de eventos adversos e na gestão de riscos, por meio de capacitações, palestras e abordagens in loco com
A diretora-geral da maternidade, Marcela Tárcia, reforça a importância da cultura da segurança:
A Paraíba também se destacou nacionalmente, sendo o 1º lugar nas regiões Norte e Nordeste e 4º no Brasil em gestão sanitária de segurança do paciente. Além da Frei Damião, outras seis unidades paraibanas foram reconhecidas com alta conformidade:
- Hospital de Trauma de João Pessoa
- Hospital de Trauma de Campina Grande
- Hospital Edson Ramalho
- Hospital Geral de Mamanguape
- Hospital de Clínicas
- Complexo Clementino Fraga
Portal Lázaro Farias
Palavras-chave: segurança do paciente, Maternidade Frei Damião, Anvisa, avaliação hospitalar, saúde, gestão de riscos, NSP, Paraíba