Polícia Civil da Paraíba realiza operações contra violência doméstica e prende oito suspeitos em três dias
Em uma ação coordenada entre os dias 22 e 24 de abril, a Polícia Civil da Paraíba, por meio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), prendeu oito pessoas investigadas por crimes de violência contra a mulher. As operações ocorreram nas cidades de João Pessoa, Santa Rita e Guarabira, resultando em prisões por estupro de vulnerável, lesão corporal, ameaça, perseguição e descumprimento de medidas protetivas.
Em Guarabira, a Deam cumpriu quatro mandados de prisão relacionados a crimes como estupro de vulnerável, lesão corporal e descumprimento de medida protetiva. Na Região Metropolitana de João Pessoa, um suspeito foi preso em flagrante por ameaçar de morte a companheira, e outro foi detido por descumprimento de medidas protetivas, lesão corporal, ameaça e perseguição. Em Santa Rita, dois homens foram presos em flagrante por agressões contra ex-companheiras. Em um dos casos, a vítima precisou ser transferida para o Hospital de Trauma de João Pessoa devido à gravidade dos ferimentos.
Segundo a coordenadora das Delegacias Especializadas, Maria Sileide de Azevedo, além do atendimento às vítimas, as unidades realizam trabalho constante de investigação e repressão. “Além do trabalho de acolhimento e atendimento qualificado às vítimas, nossas equipes das Deams realizam um trabalho investigativo e operacional extraordinário”, informou.
No primeiro trimestre deste ano, a Polícia Civil registrou 2.384 procedimentos policiais relacionados à violência doméstica e/ou sexual, além de 1.855 solicitações de medidas protetivas.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 180 e 197. Em situações de emergência, a orientação é acionar o 190 para atendimento imediato.
Esta série de ações demonstra o compromisso da Polícia Civil da Paraíba no enfrentamento à violência doméstica e na proteção das mulheres vítimas de agressões.