Prazo final se aproxima: regularize seu título de eleitor até 19 de maio para não ficar de fora das eleições
Eleitoras e eleitores que estão com pendências na Justiça Eleitoral têm até o dia 19 de maio para regularizar a situação. Quem não resolver as pendências dentro do prazo pode ter o título cancelado.
Se você deixou de votar, não justificou a ausência e não pagou as multas referentes a três eleições consecutivas — lembrando que cada turno conta como uma eleição — precisa acertar as contas com a Justiça Eleitoral.
Importante: o cancelamento não se aplica a quem tem voto facultativo, como jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos e pessoas analfabetas.
Como consultar sua situação eleitoral:
A consulta é gratuita. Você pode fazer isso pelo site do TSE, no Autoatendimento Eleitoral, pelo aplicativo e-Título ou presencialmente em um cartório eleitoral.
No site, clique em “Título Eleitoral” > “Consultar situação eleitoral”, e informe CPF, nome completo ou número do título.
Pelo app e-Título, vá em “Mais opções” > “Consultar situação eleitoral”. Caso haja multa, o pagamento pode ser feito diretamente no aplicativo.
Como regularizar:
A regularização pode ser feita digitalmente ou presencialmente. Será necessário informar nome da mãe, data de nascimento, e apresentar documento oficial com foto, comprovantes de votação ou justificativas.
Fonte: Repostagem checada e devidamente creditada ao Portal Lázaro Farias.