Hugo Motta no páreo: Cenário antecipado pelo Correio Debate e pelo portal Lázaro Farias repercute na mídia nacional
Cenário antecipado pelo Correio Debate e pelo portal Lázaro Farias repercute na mídia nacional.
O que o portal Lázaro Farias antecipou nesta semana começa a repercutir em veículos da imprensa nacional. O metrópoles destacou que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), cogita disputar o Governo da Paraíba em 2026. O parlamentar é considerado um dos favoritos para a eventual corrida estadual.
Relembra nossa leitura sobre o assunto ➡️ Opinião | Por que Hugo Motta deve mirar o Governo da Paraíba em 2026
Durante a apresentação do programa Correio Debate na rádio 98.3 também pontuamos esse movimento, com a devida cautela, analisando que Motta pode estar diante de uma escolha estratégica: abrir mão da chance de continuar por mais dois anos na presidência da Câmara, em caso de reeleição, para iniciar uma jornada mais longa e ambiciosa. Em caso de vitória em 2026 e reeleição em 2030, Hugo Motta poderia permanecer à frente do Executivo estadual por oito anos — e, a partir de 2034, mirar mais oito anos no Senado Federal. Uma construção de poder a longo prazo.
Filiado ao Republicanos — sigla que comanda a Assembleia Legislativa da Paraíba e detém a maior bancada, com 8 dos 36 deputados estaduais — Motta foi um dos principais aliados do governador João Azevêdo (PSB) em 2022. Naquele pleito, Azevêdo foi derrotado em João Pessoa e Campina Grande, mas contou com a articulação do Republicanos no interior para garantir sua reeleição. O partido hoje tem presença capilar: são 50 prefeitos, 48 vice-prefeitos e 492 vereadores no estado.
A possível pré-candidatura de Motta já mexe com o xadrez político. O senador Efraim Filho (União Brasil), que até então vinha sendo citado como um dos nomes para a disputa estadual, se encontra numa posição delicada: Hugo Motta foi um dos principais apoiadores de sua eleição ao Senado em 2022, o que naturalmente cria um ambiente de gratidão e diálogo entre os dois. Efraim hoje preside a poderosa Comissão Mista de Orçamento (CMO) no Congresso Nacional.
Como sempre dizemos por aqui, a política é feita de tempo, estratégia e leitura. E esse movimento, que começa a tomar corpo na imprensa nacional, já vinha sendo observado e discutido conosco — com responsabilidade e atenção aos sinais. Seguimos acompanhando.
Lázaro Farias