As forças de segurança da Paraíba deflagraram, na manhã desta quarta-feira (23), uma megaoperação para combater uma das maiores organizações criminosas do estado. Batizada de “Hope”, a ação cumpre 70 ordens judiciais em cinco cidades: João Pessoa, Santa Rita, Conde, Campina Grande e Remígio, além de três unidades prisionais.
De acordo com informações da Polícia Civil, as investigações começaram em 2024 e tiveram um avanço decisivo em janeiro de 2025, quando uma das lideranças da facção foi presa na zona rural de Campina Grande.
“Com essa prisão, conseguimos mapear toda a rede logística e operacional do grupo, identificando sua atuação no tráfico de drogas, comércio de armas, homicídios e lavagem de dinheiro”, revelou a corporação.
O que está sendo cumprido
Dos 70 mandados, 25 são de prisão preventiva. A operação mobiliza cerca de 200 agentes, incluindo policiais civis, integrantes do GAECO/MPPB, policiais penais e bombeiros.
Por que “Hope”?
O nome da operação é uma referência ao Residencial Boa Esperança, popularmente chamado de “Gadanhe”, no bairro Padre Zé, em João Pessoa, um dos redutos da facção.
Força-tarefa integrada
A operação reúne a DRACO, DESARME e UNINTELPOL, da Polícia Civil, em parceria com o GAECO do Ministério Público da Paraíba, além do apoio da Secretaria da Administração Penitenciária e da DIOP.
Portal Lázaro Farias