Um incêndio na subestação de Bateias, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), provocou um apagão de grandes proporções na madrugada desta terça-feira (14), afetando a Paraíba, o Distrito Federal e pelo menos outros 15 estados brasileiros.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o incidente ocorreu em um momento em que a região Sul exportava energia para o Sudeste e Centro-Oeste, o que acabou gerando uma reação em cadeia no sistema.
“No momento, a região Sul exportava energia para o Sudeste/Centro-Oeste. A consequência imediata foi o apagão de aproximadamente 10.000 MW de carga, atingindo todas as regiões do país”, informou o ONS em nota oficial.
Energisa confirma ocorrência e rápida retomada na Paraíba
Na Paraíba, a Energisa confirmou que o apagão foi registrado às 00h31. Segundo a concessionária, a interrupção foi determinada pelo ONS como medida de segurança.
“Para garantir a segurança do sistema elétrico e por determinação do ONS, foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em algumas localidades da concessão da Energisa Paraíba”, informou a empresa.
A distribuidora acrescentou que o fornecimento foi rapidamente restabelecido, com normalização completa por volta de 00h40.
“No estado, o restabelecimento iniciou em dois minutos, sendo completamente normalizado para todos os clientes afetados por volta de 00h40”, destacou a Energisa.
Governo federal acompanha situação
O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que será realizada uma reunião preliminar nesta terça-feira (14) com os principais agentes do setor elétrico para identificar as causas do incidente.
De acordo com a pasta, o ONS deverá conduzir uma Análise da Perturbação e elaborar um Relatório de Análise da Perturbação (RAP) até sexta-feira (17/10).