Alerta: Procon recomenda retirada de manteiga da terra de seis marcas no comércio paraibano
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) e o Procon Estadual emitiram uma recomendação urgente, nesta terça-feira (29), para que sejam suspensas imediatamente a venda, exposição, transporte e armazenamento de manteiga da terra das marcas Paulista, Rainha, Paraibana, Gêmeos, Serrano e Caicó.
Essas marcas são ligadas a uma fábrica interditada na cidade de Paulista durante a Operação Saturação, realizada no último dia 24, que constatou graves irregularidades sanitárias. A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa-PB) apontou alto risco à saúde pública, já que os produtos eram adulterados com margarina e óleo vegetal, sem essa informação nos rótulos.
A manteiga da terra é um item tradicional e bastante consumido na Paraíba, o que aumenta a preocupação das autoridades com a segurança alimentar da população. Aproximadamente 3 toneladas de margarina, 15 mil litros de leite, 3 mil litros de óleo e 300 unidades de manteiga foram apreendidos na ação.
A recomendação foi assinada pelos promotores Romualdo Tadeu Dias e Osvaldo Lopes, além da superintendente do Procon Estadual, Késsia Liliana. Os órgãos de defesa do consumidor já iniciaram ações de fiscalização em todo o estado, com o apoio dos Procons Municipais.
Orientação ao consumidor
Quem encontrar essas marcas à venda deve denunciar imediatamente aos canais do Procon ou à vigilância sanitária do seu município. As denúncias também podem ser feitas diretamente ao MP-Procon. O consumidor deve evitar o consumo desses produtos e estar atento aos rótulos.
Lázaro Farias