CMJP

ALPB

Do Cárcere ao Planalto: 7 Anos do Dia que Mudou a Política Brasileira





Há exatos 7 anos, em 5 de abril de 2018, o então juiz Sérgio Moro decretava a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá, um dos processos da Operação Lava Jato. Moro deu a Lula o prazo até o dia seguinte, 6 de abril, para se entregar voluntariamente à Polícia Federal.

Lula se entregou após muita resistência de seus apoiadores e foi preso. Passou 580 dias na cadeia, em Curitiba, até ser solto por decisão do Supremo Tribunal Federal, que entendeu que ele tinha o direito de aguardar o fim do processo em liberdade.

Mais tarde, as condenações foram anuladas, e Lula recuperou seus direitos políticos. Em 2022, ele se candidatou novamente e foi eleito presidente do Brasil.

Esse episódio mostra as contradições do nosso país: um homem condenado por corrupção, que ficou mais de 500 dias preso, hoje ocupa o cargo mais alto da República. Foi erro da Justiça? Foi perseguição política? Ou foi tudo parte de um jogo maior?

Sete anos depois, o Brasil ainda tenta entender tudo o que aconteceu.

Portal Lázaro Farias

Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url

Veja mais: