CMJP

ALPB

Reportagem especial: O Líder Incontestável de Assunção: A Trajetória de Vogel Oliveira

Atenção, leitores do portal Lázaro Farias! Aos domingos, nossa página vai buscar nos anais da história, o legado de grandes líderes que ajudaram a desenvolver a Paraíba, seja nas pequenas ou grandes cidades. 

Hoje (6), preparem-se para uma reportagem especial tendo como foco a cidade de Assunção, localizada na região do Cariri paraibano, que tem como destaque a liderança do sempre prefeito Vogel.

Conheça a Trajetória do líder

Vogel Oliveira é o nome mais sonoro na política de Assunção, no Cariri da Paraíba. Sua história começa em 1994, quando ajudou a emancipar a cidade. Entre 1994 e 1996, Assunção mesmo emancipada, não teve a instalação dos poderes, pois aguardava a realização da próxima eleição, datada para 1996. O pedido para que fosse designado um prefeito interventor, foi negado pelo estado da Paraíba.

Mesmo sem recursos públicos, Vogel Oliveira manteve serviços essenciais como sinal de TV, ambulância, carro-pipa e coleta de lixo com seus próprios recursos. 

A Primeira Eleição

Ano 1996, finalmente a eleição chegou: Mesmo tendo cumprindo um grande papel durante mais de 2 anos, Vogel perdeu a primeira disputa por apenas 70 votos, mas não desistiu. Em um discurso emocionado, ele disse: "Hoje não é um dia de derrota, é um dia de aprendizado. Vamos continuar lutando, porque a luta é por um bem maior: o futuro de Assunção, nós estamos vivos, e vamos permanecer aqui." Essa fala histórica, foi feita na cozinha da casa do seus pais, cerca de duas horas depois da amarga e inacreditável derrota nas urnas, cujo os votos ainda foram contados manualmente em cédulas eleitorais. 

Ano 2000, segunda eleição: Nova derrota, desta vez, 8 votos separaram o homem do maior sonho de sua vida: Governar a terra onde nasceu e foi criado. Mas, persistente ele continuou trabalhando. Em uma mensagem de otimismo, Vogel afirmou: "Não podemos desistir agora. Cada passo que damos nos leva mais perto do nosso objetivo. Vamos seguir em frente, com fé e determinação. Trabalhamos pouco, agora sabemos que só faltam 8 votos". Palavras ditas para apoiadores inconformados, com mais uma tentativa frustrada de vencer a eleição. O palco dessa fala, mais uma vez foi a casa dos pais, Maria e Balduíno, de saudosas memórias. A residência é até hoje, o QG, das campanhas eleitorais do grupo. 

O Início do Sucesso

2004, o ano da virada: Veio finalmente a primeira vitória de Vogel na terceira tentativa, com a folga de mais de 300 votos de vantagem. O Brasil respirava mudança com o então presidente Lula, que havia acabado de vencer a eleição de 2002, a primeira vitória depois de várias tentativas. A Paraíba, também vinha de um cenário mudancista, já que Cássio Cunha Lima  em 2002 renunciou a prefeitura de Campina e tomou o poder de José Maranhão, vencendo o seu indicado, o então governador Roberto Paulino, que tentava reeleição.

Assunção, além de respirar as mudanças que vinham de fora para dentro, também nutria seu próprio desejo de novos rumos, visto que o cenário administrativo daquele momento, apresentava-se desgastado. 

Essa vitória marcou o início de uma gestão extremamente bem avaliada, com investimentos significativos em áreas como educação e esporte. Assunção se destacou na região do Cariri, ocupando a sétima colocação em qualidade de ensino, de acordo com o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal. Isso, entre outras conquistas, com destaque para as grandes obras que transformaram a imagem de atraso e desorganização que a cidade apresentava. 

A somatória de tudo isso, valeu para Vogel um nível tão alto de popularidade, que a reeleição veio fácil em 2008, com mais de 600 votos de frente. 673 para ser mais preciso.

Consolidação da Liderança

Sucessor: Seu sobrinho, Rafael Oliveira, foi eleito e deu continuidade ao trabalho de Vogel com uma estrondosa vitória na eleição de 2012.

Ano 2016: Depois de uma gestão proba e eficiente, feita pelo prefeito Rafael Oliveira, Vogel retornou à prefeitura e se tornou o primeiro a governar três vezes o município.

Ano 2020: A maior figura pública de Assunção, consegue sua segunda reeleição, solidificando sua posição como o maior líder político de Assunção, com quatro mandatos de prefeito. Um feito que poucos homens públicos conseguiram na Paraíba inteira.

Legado

2024: Felipe Oliveira, também sobrinho de Vogel, foi eleito com maioria expressiva, graças ao trabalho estruturado por Vogel e a uma história política de mais de duas décadas.

Parceria: Felipe segue tendo Vogel como parceiro e conselheiro, imprimindo um ritmo forte de trabalho, enquanto o povo sonha com o retorno do líder para um quinto mandato.

Aqui está, querido leitores de Assunção, um breve resumo da história política de Vogel Oliveira, Carrapicho para alguns, por conta das ondulações do cabelo, Neném, para outros que são mais íntimos. Mas, em qualquer das versões, está presente o líder incontestável de Assunção. Um homem que superou dificuldades, foi resiliente, insistente, corajoso. Viveu derrotas e vitórias e se tornou um grande vencedor. Emprestou o tempo e a força de sua juventude para lutar pelo seu povo. Recebeu em troca a confiaça da maioria e honrou cada dia que esteve a frente dos distinos de Assunção. O futuro? A Deus pertence, mas o legado deixado, já é glorioso e digno.  

Essa reportagem especial, é um pequeno fragmento de um livro que escrevi há cerca de 21 anos e jamais publiquei. Ele se chama: 2004, O Ano da Virada. Foi escrito de junho a dezembro de 2004, no meio de todos os acontecimentos. Quem sabe um dia será publicado. 


Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url

Veja mais: