União Brasil e PP formam maior federação do país e miram 2026
Os partidos União Brasil e Progressistas (PP) oficializaram, nesta terça-feira (29), a criação de uma federação partidária com validade já garantida para as eleições de 2026. A nova aliança se chamará União Progressista e será registrada nos próximos meses junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com a união, os dois partidos formarão a maior força política institucional do Brasil. Serão 109 deputados federais, 14 senadores, seis governadores e cerca de 1,4 mil prefeitos — além de concentrarem as maiores fatias dos fundos partidário e eleitoral: R$ 953,8 milhões e R$ 197,6 milhões, respectivamente, com base nos números de 2024.
O lançamento oficial ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, e reuniu lideranças nacionais. Estiveram presentes os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além de dezenas de parlamentares e gestores.
A Paraíba teve presença de destaque. Participaram o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, a senadora Daniella Ribeiro e o vice-governador Lucas Ribeiro, todos do Progressistas.
A presidência da nova federação será compartilhada, neste primeiro momento, entre o presidente do União Brasil, Antônio de Rueda, e o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI). Um único comandante será escolhido em dezembro.
Durante o evento, Aguinaldo Ribeiro destacou a relevância da federação tanto para o Brasil quanto para a Paraíba:
“Essa federação terá uma importante missão. Estou absolutamente esperançoso de que faremos uma grande contribuição para o país. Hoje é um dia muito feliz, e dou as boas-vindas a todos que vieram prestigiar esse momento histórico”, disse.
A formação da União Progressista marca um novo capítulo na reorganização política nacional e promete forte influência no cenário eleitoral de 2026.