Um estudante de Medicina, de 23 anos, e uma mulher, de 27, foram presos na manhã desta quinta-feira (17) em Patos, Sertão da Paraíba, durante a primeira fase da Operação Before, deflagrada pela Polícia Civil. A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes em concursos públicos.
O grupo, segundo a investigação, atuava principalmente no Sertão paraibano, com ramificações na cidade do Recife, capital de Pernambuco.
Um terceiro envolvido, apontado como responsável pela logística do esquema — incluindo o transporte de gabaritos e o recebimento de valores — foi assassinado no dia 22 de junho de 2025, no bairro São Sebastião, também em Patos.
As investigações começaram em 2023, após indícios de irregularidades no concurso da Polícia Militar da Paraíba. A partir das diligências, a Polícia Civil identificou uma estrutura criminosa voltada à prática de fraudes em certames públicos e à movimentação de dinheiro proveniente de atividades ilegais.
As autoridades continuam as buscas para localizar outros dois suspeitos que ainda estão foragidos, além de identificar possíveis beneficiários do esquema — pessoas que possam ter ingressado ilegalmente em cargos públicos por meio da fraude.