Lula anuncia comitê e estuda retaliação contra tarifas impostas pelos EUA



 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (10), que o governo brasileiro vai criar um comitê com empresários para discutir mudanças na política comercial com os Estados Unidos, após a imposição de tarifas sobre produtos brasileiros. Lula também confirmou que avalia medidas de retaliação, incluindo o uso da Lei da Reciprocidade.

Aprovada pelo Congresso Nacional, a lei permite ao Brasil aplicar sanções equivalentes às que forem impostas por outros países. “Vamos tentar resolver primeiro pela via diplomática. Podemos acionar a OMC, abrir investigações e cobrar explicações. Mas, se não houver negociação, a Lei da Reciprocidade será aplicada. Se ele cobrar 50%, cobraremos 50% também”, declarou Lula em entrevista à TV Record.

O presidente criticou ainda a forma como a medida foi anunciada, através de uma publicação online feita pelo presidente norte-americano Donald Trump. Para Lula, a atitude fere a soberania brasileira. “Achei que fosse uma carta falsa. Não é normal uma comunicação oficial ser feita por meio de um site pessoal”, disse.

Durante a entrevista, o chefe do Executivo reforçou que o Brasil irá reagir com firmeza e classificou a medida como injusta e desrespeitosa, especialmente diante da longa relação entre os dois países.

Entenda o caso

O governo dos Estados Unidos anunciou uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras com destino ao país, a partir de 1º de agosto. A medida foi formalizada por meio de uma carta enviada ao presidente Lula, na qual Donald Trump criticou duramente o governo brasileiro e o Supremo Tribunal Federal.

Postagem Anterior Próxima Postagem