O governador João Azevêdo (PSB) assinou, nesta segunda-feira (17), um termo de cooperação técnica com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Uber para a implantação de um botão de emergência dentro do aplicativo da plataforma. A iniciativa integra o programa Antes que Aconteça e permitirá que passageiros e motoristas acionem diretamente a Polícia Militar em situações de risco.
Com o novo recurso, o alerta enviado pelo usuário chegará imediatamente aos Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs) de João Pessoa, Campina Grande e Patos. As equipes de segurança terão acesso, em tempo real, à localização de quem pediu socorro, além das informações do veículo e do motorista envolvido, agilizando o deslocamento da viatura mais próxima.
“Ao acionar o botão, as três grandes centrais de comando serão notificadas com todas as informações necessárias para que a patrulha mais próxima seja enviada para a abordagem e ação, se for o caso.”
— João Azevêdo, governador da Paraíba
Ferramenta reforçará proteção, especialmente para mulheres
O governador destacou que o botão de emergência representa um avanço na promoção da segurança pública dentro dos serviços de transporte por aplicativo. Segundo ele, a medida cria uma ponte direta entre usuários e a Polícia Militar, reduzindo o tempo de resposta em situações críticas.
“É uma ferramenta de proteção para a sociedade, mas tem um papel fundamental na segurança das mulheres que utilizam transportes por aplicativo.”
— João Azevêdo
A implantação do botão ocorre em meio aos esforços do Estado e do Ministério Público para fortalecer políticas de prevenção e combate à violência, especialmente contra mulheres, motoristas profissionais e grupos vulneráveis.
