Banco Central mantém Selic em 15% ao ano e sinaliza juros altos por mais tempo

 

Banco Central mantém Selic em 15% ao ano e sinaliza juros altos por mais tempo

O recuo da inflação e a desaceleração da atividade econômica levaram o Banco Central a manter os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, nesta reunião, manter a Taxa Selic em 15% ao ano. A decisão já era amplamente esperada pelo mercado financeiro.

Em comunicado, o Copom não indicou quando deve iniciar um ciclo de corte de juros. Assim como na reunião anterior, o comitê reforçou que o cenário econômico ainda é marcado por incertezas, o que exige cautela na condução da política monetária. Segundo o BC, a estratégia é manter a Selic em patamar elevado por um período prolongado.

“O comitê avalia que a estratégia em curso, de manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado, é adequada para assegurar a convergência da inflação à meta”, destacou o Copom.

O comunicado também enfatiza que o Banco Central seguirá vigilante e que não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso considere necessário.

Esta é a quarta reunião consecutiva em que o Copom decide manter os juros básicos. A Selic está no maior nível desde julho de 2006, quando atingiu 15,25% ao ano.

Após alcançar 10,5% ao ano em maio do ano passado, a taxa passou a subir a partir de setembro de 2024. O patamar de 15% ao ano foi atingido na reunião de junho, permanecendo inalterado desde então.

Postagem Anterior Próxima Postagem