EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky

O governo dos Estados Unidos retirou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane Barci, da lista de sancionados da Lei Global Magnitsky. O comunicado oficial americano não detalha as razões para a decisão.

Enquanto a sanção esteve em vigor, eventuais bens vinculados a Moraes e à esposa em território americano ficariam sujeitos a bloqueio, e cidadãos e empresas dos EUA ficavam impedidos de realizar negócios com os sancionados, conforme as regras do sistema de sanções.

A retirada ocorre após um telefonema entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente americano Donald Trump. Nos bastidores, o governo brasileiro trabalhava com a avaliação de que o assunto poderia ser resolvido ainda antes do fim do ano e afirma que o tema foi tratado em reuniões diplomáticas.

Segundo informações do governo brasileiro, o assunto entrou na pauta de conversas em diferentes níveis, incluindo tratativas ministeriais entre o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, além de interlocuções em nível presidencial.

Até o momento, não houve detalhamento oficial do governo americano sobre os fatores que levaram à retirada dos nomes da lista. A decisão, porém, é vista como um movimento relevante no cenário diplomático entre Brasil e Estados Unidos.


Oferecimento: Próxima — sua internet mais perto de você.

```
Postagem Anterior Próxima Postagem