Paraíba atinge recorde histórico de feminicídios em 2025, com 37 casos registrados

 


A Paraíba registrou, em 2025, o maior número de feminicídios dos últimos 10 anos. Ao todo, 37 mulheres foram assassinadas por motivos de gênero, um aumento de cerca de 37% em comparação com 2024, quando haviam sido contabilizados 27 casos. Os dados foram confirmados pela Polícia Civil da Paraíba.

Até então, os anos mais críticos eram 2019 e 2023, ambos com 36 ocorrências. Somando toda a última década, o estado já contabiliza 335 casos de feminicídio.

Um dado que chama atenção é que nenhuma das 37 vítimas de 2025 possuía medida protetiva ativa no momento do crime, o que reforça a necessidade de ampliar o alcance das políticas de prevenção e proteção.

Em entrevista ao Portal Correio, a coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher da Paraíba, delegada Sileide Azevedo, classificou os números como um alerta institucional e social.

Segundo ela, o cenário exige o fortalecimento contínuo das ações de enfrentamento à violência contra a mulher e maior engajamento da sociedade. A delegada também explicou que, na maioria dos casos, o feminicídio não ocorre de forma repentina.

De acordo com Sileide, os crimes costumam ser precedidos por uma escalada de violências, que começa com agressões verbais ou psicológicas, avança para agressões físicas e pode incluir ainda violência sexual ou patrimonial.

Postagem Anterior Próxima Postagem