Um turista que encontrou um crânio humano nas piscinas naturais do Seixas, em João Pessoa, relatou o impacto emocional ao se deparar com o que parecia ser um resto mortal durante um passeio de lazer com a família.
O doutorando em farmacologia Samuel Duarte, que atualmente mora em Campinas (SP), contou que estava acompanhado da mãe, da irmã e de outros turistas quando percebeu algo incomum no fundo do mar.
O episódio ocorreu no domingo (18), no período da tarde. Inicialmente, Samuel avistou um objeto branco submerso, que se destacava entre as pedras e corais, mas acreditou que pudesse ser apenas um coral ou algum objeto decorativo.
Ao se aproximar com máscara de mergulho, percebeu que se tratava de um crânio.
“Foi uma coisa muito macabra em um ponto turístico tão bonito. Eu estava sorrindo, tirando foto, sem saber que estava a poucos metros de uma pessoa morta”, relatou.
Samuel contou que, num primeiro momento, chegou a pensar que fosse uma decoração ou algum objeto artificial. No entanto, após observar detalhes da estrutura óssea, percebeu que realmente se tratava de um crânio humano.
Após avisar a mãe, que atua na área da saúde, o grupo comunicou os coordenadores do passeio, que imediatamente orientaram todos a deixarem o local. Em seguida, o Corpo de Bombeiros foi acionado.
O material foi recolhido e encaminhado ao Instituto de Polícia Científica (IPC) de João Pessoa, onde será analisado pelo setor de antropologia. Os exames iniciais devem identificar o sexo da pessoa e auxiliar em uma possível identificação futura.