Volume de Boqueirão sobe um ponto percentual após chuvas

O Açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, no Cariri paraibano, recebeu 5,1 milhões de metros cúbicos (m³) de água no período entre essa quinta-feira (9) e a manhã desta sexta-feira (10). O açude está com 18,29% da capacidade total, com alta de mais de um ponto percentual com relação ao começo de janeiro, quando estava com 17,03%. O aumento foi de 80,2 milhões de m³ para 85,3 milhões e representa cerca de 26 milímetros de lâmina de água no reservatório.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), as chuvas registradas nos municípios do Cariri do estado desde a última quarta-feira (8) garantiram água ao açude de Boqueirão através do Rio Taperoá, que percorre os municípios de Taperoá, São João do Cariri e Cabaceiras.

No período das 7h dessa quinta-feira (9) às 7h desta sexta-feira (10) foram informadas precipitações em 36 dos 244 postos pluviométricos monitorados pela Aesa. A maior precipitação foi observada na cidade de Teixeira, com 59,7 milímetros.

Para as próximas horas, a Aesa diz que um número menor de municípios deverá
ser alcançado pelas chuvas. “Observa-se uma significativa redução da nebulosidade convectiva sobre o estado da Paraíba no decorrer das últimas horas. Mesmo assim, mantém-se a previsão de ocorrência de chuva localizada nos setores central e oeste do estado, especialmente entre os períodos da tarde e noite”, informa.

Alerta do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de chuvas fortes para 111 municípios do interior da Paraíba, válido até as 9h desta sexta. Até o fechamento desta matéria durante a manhã, não havia mais novos alertas de chuvas para a Paraíba.
Reactions