A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, nesta quinta-feira (13), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
Na Paraíba, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Sapé. Além do estado, a operação ocorreu em outras 13 unidades da federação e no Distrito Federal.
Fraudes e crimes investigados
Segundo a Polícia Federal, o grupo investigado teria atuado de forma organizada, inserindo dados falsos em sistemas oficiais para efetuar descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas.
Os crimes apurados incluem inserção de dados falsos em sistemas oficiais, organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de ocultação e dilapidação patrimonial.
Ao todo, foram cumpridos 63 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e diversas medidas cautelares nos estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.
Como denunciar
A CGU informou que denúncias sobre o caso podem ser feitas por meio da plataforma Fala.BR, mantida pela Ouvidoria-Geral da União (OGU).
O órgão reforçou que qualquer cidadão pode enviar informações sobre irregularidades relacionadas à operação, inclusive de forma anônima.
Para isso, basta acessar o formulário eletrônico no site do Fala.BR, selecionar o tema “Operações CGU” e, no campo de mensagem, indicar o nome da operação (“Sem Desconto”) e o estado onde houve a ação.
.jpeg)